Arte rupestre

Pintura Rupestre


AUTOR: Cinthia Camargo


Objetivo(s) 
Despertar no aluno o interesse pela apreciação de imagens artísticas, descobrindo suas formas e cores e significados, inspirando nessas imagens manifestações espontânea em expressões e impressões estimulando a pesquisa e manifestando a sua curiosidade, a cooperação e a atenção do aluno.


Conteúdo(s) 
Podemos trabalhar  nas disciplinas de geografia e história e também com diversos tipos de materiais para que seja fixado no aluno tudo aquilo que foi discutido em sala de aula em uma  roda de conversa fazendo assim que o aluno seja o autor absoluto de sua obra,  a partir dessa discussão pede-se  para o aluno  amassar bem amassadinho o papel kraft depois abrir novamente e ele verá que estará semelhante á uma parede de uma caverna ele irá desenhar  em forma de palitinho representando alguma atividade do seu dia-a-dia, utilizando o giz de cera,  sobre a folha . Pronto! 
A atividade dará a impressão de que foi feita em pedra como a milhões de anos.
 
Ano(s)  1º ao 6º

exposicao-arte-rupestre-2.jpg
Celton_Oliveira.png

Tempo estimado 
2 aulas


Material necessário 
Arte Rupestre – Desenho raspado
Material: Cartolina branca, Giz de Cera de várias cores, Tinta
Nanquim preta, pincel, clips ou agulha grossa.
 
Modo de fazer:
a) Pinte a cartolina com o giz de cera, cada pedaço de uma cor.
Atenção, pressione bastante o giz sobre a cartolina. Passe tinta
nanquim preta sobre o giz de cera e espere secar bem.
b) Faça um desenho sobre o papel inspirado nos desenhos feitos nas cavernas.
c) Com agulha grossa vá raspando sobre o desenho. Você
verá que o nanquim é removido e no local aparece o Giz de cera
colorido.
 

Arte rupestre com cola  e giz de cera
Material: Cartolina, Cola branca e Giz de cera.
 
Modo de fazer:
a) Faça um desenho sobre a cartolina inspirado nos desenhos
da arte rupestre.
b) Contorne todo o desenho com a Cola Branca (camada grossa).
Espere secar. 
c) Escolha uma cor que mais lhe agrade no Giz de cera e,
com ele deitado, passe vigorosamente sobre a cartolina.
Os desenhos feitos com a cola branca aparecerão realçados.
 
Papel Sulfite, Canetinha preta ou vermelha Giz de cera marrom
 
Modo de Fazer
Desenhe você em forma de palitinho representando alguma atividade do seu dia-a-dia, utilizando a canetinha. Depois coloque o seu desenho sobre uma superfície áspera (chão por exemplo) e passe o giz de cera sobre a folha inteira retirando a textura. Pronto! A sua atividade dará a impressão de que foi feita em pedra como a milhões de anos.
 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Em sala de aula, após um mapeamento do saber do aluno sobre o tema, realizar uma discussão de saberes e conhecimentos, e após toda a orientação sobre o assunto fixar tudo isso em forma de desenho livre, permitindo que o aluna faça parte dessa história, retratando no papel kraft seus desenhos, e sua existência no mundo.


Avaliação 
O aluno será todo tempo avaliado, não para julgar o seu saber, mas sim o que ele esta entendo do assunto e o que poderá ser acrescentado e ou remover qualquer equivoco da parte dele.
 
Flexibilização 
Podemos trabalhar também com crianças portadoras de alguma deficiência permitindo que ela use aquilo que a favorece, seja ela um aluno com deficiência visual, auditiva etc.

Deficiências 
•    Auditiva
•    Intelectual
•    Visual
•    Múltipla
•    Física


Link de referência:
Pintando o Sete com a Arte Rupestre.
http://espacodoconhecimento.org.br/blog/?tag=pintura-rupestre

Fonte: Nova Escola 

http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/