Vídeos

A turma da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, do Barreiro (BH), fez perguntas sobre os ancestrais de Lagoa Santa e a Rota das Grutas Peter Lund. Entrevistados: Paleontólogo Cástor Cartelle e jornalista/ilustrador Paulo Werner.

15 de julho de 2015.

Programa Geração - TV Assembléia - MG

faixa_tribal.gif

Fabricação de Machado em pedra lascada

A tecnologia Levallois é extremamente sofisticada. Para o olho inexperiente, as lascas podem parecer grosseiras, mas sua fabricação e forma é genial. Precisa de um planejamento cuidadoso e golpes precisos para remover uma lasca que é uniformemente grossa, estruturalmente estável e afiada em todo o seu perímetro. Não é de admirar que os Neandertais tenham tido tanto sucesso com ferramentas tão eficazes e versáteis.

Fabricação de Raspador lítico

 

TERRA DE LUND VISITA

PARQUE ESTADUAL DA CERCA GRANDE - MATOZINHOS MG


Um dos mais importantes e expressivos sítios arqueológicos do Brasil.

A Lapa da Cerca Grande, é um verdadeiro património e templo de conhecimento sobre nossa aventura na Terra. 

Este sítio vem tendo um importante papel nas ciências mundiais desde quando foi descrito pela primeira vez por Peter Lund em 1835. 

TERRA DE LUND VISITA

Sítio arqueológico Posse Grande - Pains e Arcos MG.
Visita ao MAC - Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco.


Conheça o passado.

Uma seleção da Terra de Lund dos melhores documentários sobre a pré-história e as origens da vida.

O Panorama fala sobre o pai da paleontologia brasileira, o dinamarquês Peter Wilhelm Lund, cientista que, a partir de estudos da história natural, aventurou-se por em terras mineiras e descobriu nossa pré-história.

O mundo pré-histórico era repleto de perigos, feras selvagens estavam por toda parte e definitivamente não era nem um pouco seguro para um ser tão fraco e desprotegido, viver em um ambiente como esse. Mas o que levou o homem a chegar até o degrau mais alto da evolução e se tornar a espécie dominante no planeta? Simples, o seu cérebro. Com tantas desvantagens naquele mundo cruel e violento, foi nele que o ser humano encontrou a vantagem que precisava. 

faixa_tribal.gif

O documentário ”The Real Eve”, apresentado pelo Discovery Channel, conta a história de uma mulher chamada Eva, que viveu na África há 140.000 anos. Mas, que também é a história de todos os ”seres humanos” que vivem na Terra hoje. Conta como todos fazemos parte de uma pequena família, como descendemos de um grupo de pessoas que deixaram a África há 80.000 anos e, pouco a pouco, chegaram à América.

Charles Darwin foi um dos homens que teve maior influência sobre o pensamento científico do século passado ao publicar suas idéias sobre evolução e seleção natural. Nesta aula tratamos da vida e das teorias desenvolvidas por este grande cientista. 



    faixa_tribal.gif

    Na série Pré-história em Minas Gerais conheça os achados na região de Lagoa Santa MG no episódio O Povo de Luzia. - REDE MINAS - 08/04/2012

    E dando continuação à série Pré-história em Minas Gerais, o Bem Cultural, traz o terceiro episódio intitulado No tempo dos animais gigantes. O programa mostra o universo da paleontologia, a partir dos estudos precursores de Peter Lund em Minas Gerais. REDE MINAS - 01/04/2012 

    O Poço Azul, uma caverna alagada na Chapada Diamantina, coração do Brasil, escondeu durante milhares de anos os ossos de um dos maiores mamíferos que já viveu na Américas: a Preguiça gigante.

    Numa mistura de aventura e ciência, este emocionante documentário acompanha a expedição de um time internacional de paleontólogos e espéleo-mergulhadores em busca dos fósseis desta misteriosa megafauna.

    Um “Eldorado” da paleontologia que surpreende a todos e desvenda aos poucos seus mistérios…tatus gigantes, tigres-dentes-de-sabre, mastodontes e outros animais trazidos de volta à vida graças à computação gráfica 3D.

    Um mergulho no passado que vai revelar segredos incríveis de uma fauna de gigantes já extintos e que poderá ajudar a reescrever o Brasil da Pré-História.

    Ano de produção: 2007

    Um menino de nove anos faz uma das maiores descobertas arqueológicas da história quando tropeça no esqueleto de dois milhões de anos de um menino pré-humano, jogando tudo que achávamos que sabíamos sobre nossa origem pelos ares. Datado de pouco menos de 2 milhões de anos, a criatura teria vivido em um momento chave, envolto em mistério, na linha do tempo. É uma das maiores lacunas na cronologia evolutiva da humanidade, o momento em que os cientistas acreditam que os hominídeos estavam deixando seus atributos simiescos para trás. Agora, um homem controverso no centro de tudo isso luta por uma nova forma de fazer ciência e prova que o espírito da descoberta ainda vive. À medida que exploramos o mistério de como uma recém descoberta espécie pré-humana viveu e morreu, podemos começar a responder à pergunta de como nos tornamos humanos.

    Parceiros_Terra_de_Lund.jpg